quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bloco [1-3]

Ia colocar como título desse post "Escolha do bloco", mas acho que "escolha" não é a palavra certa. Não tem como chegar numa loja e escolher um bloco novo de Opala (novo é novo mesmo, remanufaturado não vale), nem mandar vir do eBay.
No caso dos V8 americanos, VW ar, VW água, o cara até consegue realmente escolher e comprar um novo, que apesar de caro tem por aí e é bem fácil de achar. Já bloco de Opala não fazem mais, aí complica as coisas. Até pouco tempo atrás a GM fabricava no México os 292, que são parecidos com os nossos 250 de Opala, mas agora nem isso mais.

Então o negócio é não fica chorando e usar o que a casa oferece. O que eu pude escolher foi bielas de 6" e retentor, o que restringiu as opções pra bloco moderno de Opala 92 ou Silverado.

Retentor pra não ter vazamento de óleo, porque fiquei traumatizado de tanto óleo que vazava do meu motor velho! 

Biela de 6", em vez de 5,7" do motor antigo, porque tende a reduzir os esforços na parede do cilindro. É só lembrar da aula de física (pra quem não lembra pode olhar o exemplo na figura aqui do lado) onde a força resultante F é composta por Fx + Fy, sendo Fy = F * sen(alfa) e  Fx = F * cos(alfa).

Quanto mais próximo de 90 graus for o ângulo alfa, maior será Fy em relação a Fx, resultando em maior força transferida para o pistão e menor esforço lateral no cilindro. E quanto mais longa a biela, mais tempo ela irá permanecer em ângulos mais próximos de 90 graus. 


Como eu ia usar injeção eletrônica e ignição sem distribuidor, a roda dentada (60-2 dentes) da Silverado ia me poupar o trabalho de adaptar alguma coisa ou comprar uma. Sem falar que todo o sincronismo do sistema depende dela, então não pode haver gambiarra nessa peça.

Sendo assim fui de bloco de Silverado 4.1. Apareceu um bloco bom, preço parecido com o de Opala moderno, nível de moscabranquice parecido também. E como dizem: "é o mesmo bloco do Opala 92"! 

Que mentira!!! Quem fala isso é muito burro, mentiroso ou nunca viu um bloco desses na vida, assim como quem fala que é igual ao do Ômega 4.1.
São parecidos, apenas isso. Colocar bloco de Silverado em Opala definitivamente não é plug and play, e de Ômega deve ser pior ainda, porque muda mais coisas. Falo mais sobre isso num próximo post.  

CONTINUA...


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