sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bloco [2-3]

Numa oficina de 4x4 em Porto Alegre apareceu dois motores de Silverado, um completo e outro parcial. No meu caso não valia a pena comprar o completo, ia ser jogar dinheiro fora, já que não ia usar a maioria das peças. Ou por não fazer parte do projeto, ou porque eu ia trocar por nova, melhor marca que existe.

Então comprei o parcial, que no fim saiu mais barato ainda, porque vendi umas peças que não usei, tipo suporte das bombas de dirção e ar, capa seca e volante.

Assim que comprei, início de 2010, guardei ele num quarto de bagunça que tinha no prédio em que morava na época. Um vizinho aproveitou a ideia e guardou ali um bloco de Gol GTi, que ele estava restaurando. Até ver os dois lado a lado, não tinha noção da diferença de tamanho de um motor para o outro. 

Tudo bem, é o dobro de cilindrada, mas olhando lado a lado parece que a ficha cai melhor. Não tem muito sentido comparar os dois aspirados. Tudo bem que o AP 2000 é décadas mais moderno que o 4100, mas a diferença de caneco é muito grande! E o AP nem é tão moderno assim. Pro duelo fazer sentido, só se for turbo liberado, aí o que vai definir é o projeto ($$$), o piloto ($$$), a estrutura do carro ($$$), o tipo de pista ($$$)...


Ficou meses guardado ali, até que tive que mudar de apartamento. Aí que eu descobri quanto pesa um bloco de Opala (ou Silverado, nesse caso tanto faz, pra quem tem que carregar é a mesma coisa), e não to falando de massa, to falando de força mesmo. É muito trambolhudo!

Coloquei ele nesse carrinho azul da foto, amarrei uma corda e comecei a puxar, mais go horse impossível. O prédio novo ficava a duas quadras do velho, só asfalto, barbada. Óbvio que deu merda... O motor é muito pesado e ia direto pra sarjeta com a inclinação do asfalto. Tive que pedir ajuda pra patroa, ela foi segurando o bloco e eu puxando a corda! Até que depois de duas longas quadras conseguimos chegar e colocamos ele na sacada. Disso eu não posso reclamar, quem tem carro velho sabe o quanto é difícil achar uma patroa que aceita as viagens que o cara inventa, ainda mais uma que ajuda!


Ficou acho que um ano guardado na sacada, até mandar para a retífica. Lá os cilindros foram abertos para usar pistões forjados Iapel de 100 mm (não confundir com 4 polegadas do Opala 4 cilindros, que são 101.6 mm), aumentando a cilindrada para 4200. A escolha do pistão foi uma novela, ainda vou fazer um post só sobre isso. Todo conjunto móvel foi balanceado, da polia até o platô, incluindo pistões e bielas (convertidas para pino flutuante). 

Acho fundamental um motor preparado ser balanceado. Chega a ser meio ridículo o cara gastar um monte com peça de performance num motor velho e quadrado. E depois achar que anda horrores, que balancear é frescura, que o motor treme todo porque é mexidão... Óbvio que esse motor quadrado vai dar mais potência que o original, mas não é por isso que vai ser bom, e que não poderia ser melhor se fosse otimizado mecanicamente.


CONTINUA...

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