Então comprei o parcial, que no fim saiu mais barato ainda, porque vendi umas peças que não usei, tipo suporte das bombas de dirção e ar, capa seca e volante.
Assim que comprei, início de 2010, guardei ele num quarto de bagunça que tinha no prédio em que morava na época. Um vizinho aproveitou a ideia e guardou ali um bloco de Gol GTi, que ele estava restaurando. Até ver os dois lado a lado, não tinha noção da diferença de tamanho de um motor para o outro.
Tudo bem, é o dobro de cilindrada, mas olhando lado a lado parece que a ficha cai melhor. Não tem muito sentido comparar os dois aspirados. Tudo bem que o AP 2000 é décadas mais moderno que o 4100, mas a diferença de caneco é muito grande! E o AP nem é tão moderno assim. Pro duelo fazer sentido, só se for turbo liberado, aí o que vai definir é o projeto ($$$), o piloto ($$$), a estrutura do carro ($$$), o tipo de pista ($$$)...
Coloquei ele nesse carrinho azul da foto, amarrei uma corda e comecei a puxar, mais go horse impossível. O prédio novo ficava a duas quadras do velho, só asfalto, barbada. Óbvio que deu merda... O motor é muito pesado e ia direto pra sarjeta com a inclinação do asfalto. Tive que pedir ajuda pra patroa, ela foi segurando o bloco e eu puxando a corda! Até que depois de duas longas quadras conseguimos chegar e colocamos ele na sacada. Disso eu não posso reclamar, quem tem carro velho sabe o quanto é difícil achar uma patroa que aceita as viagens que o cara inventa, ainda mais uma que ajuda!
Ficou acho que um ano guardado na sacada, até mandar para a retífica. Lá os cilindros foram abertos para usar pistões forjados Iapel de 100 mm (não confundir com 4 polegadas do Opala 4 cilindros, que são 101.6 mm), aumentando a cilindrada para 4200. A escolha do pistão foi uma novela, ainda vou fazer um post só sobre isso. Todo conjunto móvel foi balanceado, da polia até o platô, incluindo pistões e bielas (convertidas para pino flutuante).
Acho fundamental um motor preparado ser balanceado. Chega a ser meio ridículo o cara gastar um monte com peça de performance num motor velho e quadrado. E depois achar que anda horrores, que balancear é frescura, que o motor treme todo porque é mexidão... Óbvio que esse motor quadrado vai dar mais potência que o original, mas não é por isso que vai ser bom, e que não poderia ser melhor se fosse otimizado mecanicamente.
CONTINUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário